O que é política?
- Felipe Aragão
- 4 de nov. de 2015
- 3 min de leitura

Caríssimos,
Dando início aos trabalhos de blogueiro, vou trazer pra vocês, nesta seção, uma discussão muito interessante sobre Política. Conceito que para muitos se fez abstrato, mas que está diretamente ligado com o que presenciamos diariamente em nossas vidas, jornais, telejornais e revistas. Começaremos com algo conceitual, em seguida faremos um entendimento histórico, para que possamos, então, refletir as noticias e momentos políticos da atualidade. Nada mais justo do que se preparar para uma discussão se fundamentando historicamente e conceitualmente, dessa forma, nosso primeiro debate será acerca do que entendemos de política.
O que é política?
O termo política surge na Grécia com o intuito conceituar todo procedimento referente a Polis. Hoje não é diferente, o conceito de política continua ligado ao regimento dos processos das cidades, porém, percebermos que essa referencia vai além do universo regencial das “polis”, abrangendo variados ramos da vida cotidiana. Veja algumas perspectivas nas quais podemos enxergar o significado de política: Sob a perspectiva do Estado, podemos definir três formas de fazer política. A primeira é vislumbrada nas ações do corpo governante, o governo, das instituições permanentes e hierárquicas da sociedade, o Estado, sendo estas ações recaídas sobre os cidadãos comuns que devem aceitar as decisões do governo ou reagir contrariamente a elas. Ou seja, nesse sentido nos referimos a política como as ações do governo que rege o funcionamento do Estado e da sociedade. A segunda forma é vista no que diz respeito às atividades de determinadas pessoas, os administradores especialistas ou políticos profissionais que pertencem a organizações sociopolíticas (os partidos). Nesse caso algo mais distante dos cidadãos comuns. Por fim, a terceira é olhada através das atitudes iníquas, voltadas para interesses particulares corruptivos, dos políticos profissionais e administradores, onde os cidadãos devem se fazer presente no processo de pressão e cobrança para findar tais atitudes.
Além da perspectiva da política de Estado, o conceito de administração e regimento institucional se faz presente em outras áreas da sociedade. Por exemplo, Política de gestão Escolar ou Universitária que está relacionada à maneira como os gestores definem a gerência da instituição. Política Estudantil, que engloba as organizações estudantis em busca de melhorias no processo ensino-aprendizagem, assistência estudantil, etc. Política Hospitalar, de forma similar à política escolar e institucional, define plantões e direcionamento de verba. Quanto à Política Empresarial, nos referimos ao meio de produção, divisão do trabalho, estimativa de lucros, entre outros. Política Sindical, referente à organização interna e ações de reivindicação e lutas dos trabalhadores.
Portanto, fazer política vai além da ação profissional de organização da “polis”, temos política presente nitidamente na vida de cada cidadão. Desde o momento em que dividimos tarefas, que nos agregamos a pessoas, que trabalhamos ou estudamos, nossa vida reflete o conceito de política diariamente.
Mas por quê é importante trazer esse conceito para vocês? Nós precisamos entender que todos nós somos seres políticos e devemos exercer nosso papel de protagonista no filme cronológico das ações políticas!
Nós estudantes, nós trabalhadores, nós mulheres, nós negros, nós tod@s devemos entender que para mudar, para reformar ou revolucionar é necesserio que saíamos da cadeira do telespectador e passemos a influir diretamente na história do nosso, país, cidade, instituto, onde quer que haja política! Convido a você meu leitor cidadão, a sair do estado de inércia e agir em prol do bem comum!!
Nosso próximo post estará fazendo uma crítica sucinta ao sistema político-econômico que rege nossas vidas hoje: O caitalismo. Farei uma busca história da expansão do capital e mostrarei algumas de suas características.
Até a próxima cidadão!
Um fraterno abraço!
Comments