top of page

Filtragem de informações

  • Ana Dias
  • 15 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura


Todos os dias recebemos centenas de informações vindas das inofensivas telinhas que temos dentro de casa. Mas já parou para pensar se elas são mesmo tão inofensivas assim?


Provavelmente você já deve ter ouvido alguém falando que as televisões não transmitem nada de bom, que tudo que está relacionado a elas é negativo, que seu real objetivo é alienar os telespectadores. E também já deve ter ouvido falar que a popular TV é um dos maiores meios de propagação da arte e da cultura, excelente meio de conscientização da população e a melhor forma de manter as pessoas bem informadas - normalmente, essa segunda versão escutamos das pessoas que estão na tv. Gozado, não? - Mas afinal, as telinhas são heroínas ou são vilãs?


Como tudo, há sempre dois lados da história. É bem verdade que a televisão tem servido como meio de propagar arte e cultura, tem servido como meio de e conscientizar e informar a população (geralmente em relação a questões que dizem respeito a saúde pública), mas, uma vez que a televisão não se faz meio de comunicação sozinha, ela possui idealizadores que imprimem suas opiniões, pontos de vista e intenções no que é transmitido nas programações televisivas. Ao passo que se recebe uma informação vinda de uma tv não se recebe só uma informação, recebe-se junto uma ideologia, um estímulo de consumo, um posicionamento político, um padrão a ser seguido, um sentimento a ser sentido e etc. Quem faz o que nós assistimos molda o conteúdo que vai chegar até nós da forma que lhe é mais conveniente.


Mas então a televisão é mesmo um instrumento para sua manipulação? Só se você deixar.

Não são só os idealizadores dos meios de comunicação que tentam nos influenciar, os nossos amigos também, nossos parentes, nossos professores, a nossa mãe. E nós fazemos o mesmo com os demais. As pessoas vão sempre tentar imprimir suas opiniões nos outros, tentar fazê-los se posicionarem ao seu favor, tentar convencê-las de que do seu jeito é melhor. É óbvio que não vou comparar as intenções de sedução através da magia consumista de um meio de comunicação em massa com os de um pobre mortal, até porque as forças desse meio de comunicação se concentram quase de forma unânime em prol de um mesmo time, o do capitalismo selvagem, diferentemente de nós, pessoas individuais, que temos cada um um foco diferente. Mas no final a forma de lidar com ambas as situações são bem parecidas. Temos que filtrar tudo que chega até nós. Ouvir mais de uma versão da história, perguntar os "porquês" necessários; questionar se é isso mesmo ; perguntar "o que está querendo dizer de fato com isso?"; "eu preciso mesmo disso?"; "tem mesmo que ser assim?". É necessário ser um ser consciente, ativo e autônomo e aprender a processar tais informações, dessa forma consegui-se manter uma mente própria e ao mesmo tempo fazer com que o uso das televisões - e até outros meios de comunicação - seja algo a seu favor e não um instrumento para sua manipulação, já que agora será capaz de entender melhor o que de fato se passa ao invés de simplesmente acreditar no que dizem e mostram e sair reproduzindo.


Mas e você, leit@r amig@, o que pensa a respeito disso? Tem posto a sua autonomia intelectual em prática ou já terceirizou seus pensamentos?


 
 
 

コメント


Quem são os blogueiros?

#Alyne Castro

Natural da Bahia, estudante de eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa. Descobriu rescentemente o prazer de ler um bom livro e comumente escreve na página de ARTES aqui no blog. 

 

#Analice Dias

Natural da Paraíba, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e apaixonada pela língua espanhola. Comumente escreve na página de CULTURA aqui no blog. 

 

#Felipe Aragão

Natural de Minas Gerais, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e comumente escreve na página de POLÍTICA aqui no blog. 

 

#Uelmer Aiala

Natural da Paraíba, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e comumente escreve na página de ECONOMIA aqui no blog. 

 

#Vera Martins

Natural de Portugal, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e comumente escreve na página de TECNOLOGIA aqui no blog. 

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

bottom of page