top of page

Preconceito Literário

  • Alyne Castro
  • 19 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Assim como todo tipo de arte, inclusive como o grafit que foi tema de meu último post, a literatura sofre com preconceitos. Na maioria das vezes pessoas que fazem parte de um grupo literário específico criticam de maneira desrespeitosa e cruel aqueles que não partilham do mesmo gosto literário que ela.


Em geral, não que isso seja uma regra, aqueles que tem admiração por literatura clássica acabam tentando desvalorizar romances bobos e clichês, literatura YA-Jovem Adulto, trilogias, sagas, porém do contrário também é verdade, existe também o preconceito contra literatura clássica. Eles menosprezam não só obras desse tipo, como também quem os lê. Eu inclusive fui vítima desse tipo de coisa, apesar de não ter me sentido ofendida ou coisa parecida, ouvi comentários depreciativos a cerca dos livros que tenho escolhido ler ultimamente (Estou lendo os livros da série Seleção).


Apesar de não ter nada contra literatura clássica, na verdade até já li alguns livros clássicos, eu não acho que podemos dizer que outros tipos de literatura são inferiores a eles. Não acho que podemos medir seu valor, e nem ditar isso para as pessoas impondo que aceitem nossa opinião. Opinião é uma das poucas coisas que cada uma tem a sua. Portanto, cada um tem um gosto literário, seja ele específico ou eclético, devemos respeitá-los.


As pessoas costumam dizer: “Diário de um Banana é para idiotas”; “Harry Potter é apenas para quem crê em bruxaria”; “A Seleção é apenas para mulheres” “A culpa é das estrelas nem deve ser considerado parte da literatura”, entre outras coisas. Porém, discordo delas e sei que não passa de preconceito.


Mesmo assim, admito que existam livros ruins, porém uma coisa é você não gostar de um livro, e outra é você criticar e menosprezar quem os lê. Por favor, não confunda as coisas.


Você pode gostar apenas dos livros clássicos, ou apenas dos romances bobos e clichês, ou até ter um gosto variado como o meu o que você não pode é esperar que todo mundo seja igual a você. Pode ser que seu gosto varie com o tempo, ou com o momento que você esteja vivendo, o importante é ter o seu próprio gosto sem medo nem vergonha de ser criticado. E você que faz esse tipo de coisa, espero que perceba o quanto esta sendo idiota e que aceite de uma vez por todas que todo tipo literário é arte, você gostando ou não, aceitando ou não, ele sempre vai existir.




 
 
 

留言


Quem são os blogueiros?

#Alyne Castro

Natural da Bahia, estudante de eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa. Descobriu rescentemente o prazer de ler um bom livro e comumente escreve na página de ARTES aqui no blog. 

 

#Analice Dias

Natural da Paraíba, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e apaixonada pela língua espanhola. Comumente escreve na página de CULTURA aqui no blog. 

 

#Felipe Aragão

Natural de Minas Gerais, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e comumente escreve na página de POLÍTICA aqui no blog. 

 

#Uelmer Aiala

Natural da Paraíba, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e comumente escreve na página de ECONOMIA aqui no blog. 

 

#Vera Martins

Natural de Portugal, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e comumente escreve na página de TECNOLOGIA aqui no blog. 

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

bottom of page