top of page

ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA FAZ MAL NA INFÂNCIA?

  • Vera Martins *-*
  • 28 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura


Várias brincadeiras fizeram parte da infância de diversas pessoas, como futebol, amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, polícia e ladrão. Hoje, muitas delas ainda estão presentes no dia a dia de várias crianças, mas algo mudou. Se antes grande parte dos pequenos passava o dia brincando na rua com os amigos, hoje é cada vez mais comum vermos crianças dentro de casa a maior parte do tempo. Tal realidade foi acarretada por diversos fatores ao longo dos anos — como o quesito “segurança”, especialmente em cidades grandes. Mas a tecnologia também tem um dedo nessa história.


É bem verdade que atualmente as crianças estão precocemente em contato com as novas tecnologias, muitas vezes escrevem seus nomes nos notebooks e tablets antes mesmo de pegarem nos lápis, assim como os jovens e adolescentes passam horas e horas teclando e se comunicando através do chamado "internetês" (linguagem de gírias da internet). Pois é... Mas será que este caminho é tomado por escolha própria? Será que as crianças não são induzidas a seguir esta onda? Será que a ideologia do consumo não tem um dedinho nessa história? Sobre isso mais frente vocês saberão nossa opinião, por hora veremos algumas desvantagens que o uso excessivo da internet pode trazer à você, aos seus filhos ou netos!



INFLUÊNCIA NA VIDA SOCIAL E NA SAÚDE


Assim como é possivel perceber na hitória do capitalismo, a maneira como é difundida a ideia de novas tecnologias está diretamente ligada ao sistema, nem todos tem acesso à ela e os que têm muitas vezes são induzidos ao individulismo, egocentrismo e desumanidade.


Além desse caráter social, algumas pesquisas trazem possíveis problemas de saúde acarretados pelo mal uso das novas tecnologias, vejamos:

  • Segundo o jornal The Future of Children, as crianças, por aprenderem rapidamente a usar as tecnologias atuais, estão desenvolvendo o costume de ensinar o uso dos dispositivos aos seus pais — e não o contrário. Em teoria, essa inversão de papéis pode enfraquecer a autoridade dos pais, levando as crianças a desrespeitar os progenitores “ignorantes”. Por outro lado, isso também estreitaria os laços de comunicação e partilha de experiências na família.

  • Por outro lado, o uso excessivo de computadores leva as crianças a se sentirem com menos controle sobre suas vidas do que seus colegas de classe. Além disso, um estudo com 18 universitários chineses publicado no PLoS One mostrou que aqueles que jogavam em seus computadores por pelo menos oito horas por dia, seis dias por semana, mostraram quantidades alarmantes de atrofia em partes do cérebro.

RELACIONAMENTO FAMILIAR


Ter a relação com os pais enfraquecida é um grande risco para a vida da criança ou do jovem. De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentre outras razões, a falta de diálogo entre as famílias favoreceu com que 70% dos brasileiros não supervisionem os deveres de casa das crianças, mais de 40% não saibam o que elas fazem no tempo livre e 25% desconheça que o filho tenha faltado às aulas. Essa falta de interação sobre a rotina dos filhos ainda é brecha para grandes malefícios; quando restritas às atividades on-line, os mais novos não desenvolvem suas habilidades de relacionamento interpessoal e ficam expostos a crimes virtuais, como a pedofilia, e aos perigos ocultos da internet.

Segundo o G1, apenas 3,2bi (das 7bi) de pessoas tem acesso a internet, e muitos dos que tem fazem o uso errado dela e muitas vezes são influenciados pelos que filtram a infromação. Desse modo, é nitida a influencia do mercado captalista na inserção da tecnologia na vida das crianças e jovens, estimulando a construção de individuos consumistas, individualistas e muitas vezes desumanazados, deixando-se cada vez mais serem levados pelas marés do sistema que só visa o lucro. Assim defendemos o estímulo dos jovens para que se reconheçam como seres políticos e não se deixem alienar por influencia das novas tecnologias, sendo então protagonistas nos processos de reforma e busca por melhorias.

E você meu leitorix como enxerga a tecnologia na sua vida? Como enxerga que deveria ser o alcance dela no mundo e como devemos agir quanto a influencia das ideologias na aplicação da tecnologia? Pense nisso!!





 
 
 

Comments


Quem são os blogueiros?

#Alyne Castro

Natural da Bahia, estudante de eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa. Descobriu rescentemente o prazer de ler um bom livro e comumente escreve na página de ARTES aqui no blog. 

 

#Analice Dias

Natural da Paraíba, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e apaixonada pela língua espanhola. Comumente escreve na página de CULTURA aqui no blog. 

 

#Felipe Aragão

Natural de Minas Gerais, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e comumente escreve na página de POLÍTICA aqui no blog. 

 

#Uelmer Aiala

Natural da Paraíba, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e comumente escreve na página de ECONOMIA aqui no blog. 

 

#Vera Martins

Natural de Portugal, estuda eletrotécnica no IFPB - Campus João Pessoa e comumente escreve na página de TECNOLOGIA aqui no blog. 

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

bottom of page